sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Teria Jefté oferecido a sua filha em sacrifício?

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com




I. A biografia de Jefté

Jefté (hebraico./aramaico. יפתח Yiftach / Yipthaχ) é um personagem do Antigo Testamento que serviu como um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 12.7) entre a conquista de Canaã e o primeiro rei. Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Manassés. O nome de seu pai era Gileade.

Depois de ser expulso de casa por seus meio-irmãos, ele foi viver em Tobe, a leste de Gileade. Lá, algumas pessoas que se opunham aos amonitas colocaram-se sob o seu comando (Jz 11:3). Quando Israel preparava-se para a guerra contra Amom, eles procuraram um homem indicado por Deus e foram até Jefté.

Antes de partir para a guerra, ele fez um voto ao Senhor, que caso ele retornasse para casa vitorioso, quem primeiro da porta de sua casa saísse ao seu encontro, esta pessoa seria oferecida em holocausto ao Senhor. Ele voltou vitorioso, mas quem saiu-lhe de casa ao seu encontro foi sua filha única. Está escrito que após muito lamentar ela morreu virgem (Jz 11.35,39 ).

Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. (Jz 11.36) Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

É emocionante a história de Jefté, foi um grande homem de Deus, que fez história e hoje lembrado por nós como um HEROI DA FÉ. Hb 11.32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas.

II. A FILHA DE JEFTÉ

Quando Jefté chega de volta da vitória imagina o que acontece. Sua filha, talvez a única, talvez a preferida, saiu correndo ao seu encontro para abraçá-lo e logo ele se lembrou de seu voto e seu coração ficou partido e então ele conta a ela o voto que tinha feito para com Deus.

A moça também fica triste, pois seu sonho fora frustrado, mas ela sabia que o cumprimento de um voto para com Deus é mais importante. Talvez você afirme que ela não tinha nada a ver com o voto de seu pai, mas então eu lhe digo que ela era uma filha que jamais desonraria seu pai, por isso ela chorou sua virgindade, pois ela jamais se casaria, jamais teria filhos, era ela agora propriedade do voto feito a Deus.

Será que você agiria como ela ao saber que Jesus morreu e “esse era o voto”, que fossemos propriedade exclusiva de Deus e muitos, não poucos, mas muitos tem invalidado o voto de Jesus!

III. O MÉRITO DA QUESTÃO

Antes de sair para a batalha contra os filhos de Amom, Jefté fez um voto ao Senhor, através do qual ele ofereceria a Deus, em holocausto, quem primeiro da porta de sua casa lhe saísse ao encontro, caso o Senhor lhe concedesse vitória sobre seus inimigos. Quando Jefté retornou, a primeira pessoa que saiu ao seu encontro foi sua filha, Ele recusou-se a não honrar o voto que havia feito.

A Bíblia, no entanto, diz com clareza que o sacrifício humano é uma abominação ao Senhor

(Lv 18:21;

20:2-5;

Dt 12:31;

18:10).

Como é que Deus poderia permitir que Jefté oferecesse sua filha, e ainda relacionou-o entre os campeões da fé em Hb 11.32?

IV. A DEVAGAÇÃO DA SITUAÇÃO

Muitos têm entendido que Jefté ofereceu a vida de sua filha ao Senhor, dada a natureza inviolável de um voto feito a Deus (Ec 5:2-6). E mais, observam que um holocausto envolve o sacrifício de uma vida, e justificam esse procedimento tendo por base que um voto a Deus tem precedência sobre tudo o mais, até mesmo sobre a vida humana ( Gn 22). Deus é soberano sobre a vida e a toma quando quer (Dt 32:39), como finalmente o faz (Hb 9:27).

Entretanto, por diversas razões, não é necessário admitir que Jefté tenha oferecido um sacrifício de morte.

A. Ele tinha consciência da lei contra o sacrifício humano, e se essa fosse sua intenção quando fez o voto, um sacrifício humano, ele saberia que isso teria sido uma clamorosa rejeição da lei de Deus.

B. O texto não diz ter ele realmente matado sua filha como holocausto. Isto é apenas inferido por alguns porque ele tinha prometido que quem quer que primeiro saísse de sua casa seria oferecido ao Senhor "em holocausto" (11:31). Como Paulo mostrou, os seres humanos devem ser oferecidos a Deus como um "sacrifício vivo" (Rm 12:1), e não como sacrifício de mortos. É possível que Jefté tenha oferecido sua filha ao Senhor como um sacrifício vivo. Por todo o resto de sua vida ela serviria ao Senhor na casa do Senhor e permaneceria virgem.

C. Um sacrifício vivo de perpétua virgindade era um sacrifício tremendo no contexto judaico daqueles dias. Fazendo alguém voto de perpétua castidade, e sendo dedicada ao serviço do Senhor, ela não poderia jamais ter filhos e assim dar continuidade à linhagem familiar de seu pai. Jefté agiu com muita honra e grande fé no Senhor, não voltando atrás em relação ao voto que ele havia feito ao Senhor seu Deus.

D. Este modo de ver a questão apóia-se no fato de que quando a filha de Jefté saiu para chorar por dois meses, ela não saiu para lastimar a sua morte iminente. Não, ela saiu e "chorou a sua virgindade" (v 38).

E. Se ela tivesse de enfrentar a morte ao fim dos dois meses, teria sido muito simples para ela casar-se com alguém e viver com essa pessoa durante os dois meses que antecederiam sua morte. Não havia razão para a filha de Jefté lastimar pela sua virgindade, a menos que estivesse com a perspectiva de viver toda uma vida nessa condição. Com Jefté não tinha outros filhos, sua filha não se lamentou acerca de sua virgindade por causa de nenhum desejo sexual ilícito.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - Norman Geisler

V. NOSSO PONTO DE VISTA TEOLÓGICO

A Palavra de Deus diz com clareza que o sacrifício humano é uma abominação ao Senhor (Lv 18.21; 20.2-5; Dt 12.31; 18.10).

E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR. (Lv. 18 . 21)

Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses. ( Dt 12.31 )

O Apóstolo Paulo mostra-nos que devemos ser oferecidos a Deus como um "sacrifício vivo" e não sacrifício de morto.

ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis *os vossos corpos em sacrifício vivo*, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ( Rm 12:1 )

Dentro desse contexto supracitado, é muito aceitável, pois apóia-se no fato de que quando a filha de Jefté saiu para chorar, chorou por dois meses a sua VIRGINDADE e não A SUA IMINENTE MORTE.

. E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou * a sua virgindade * pelos montes. ( Jz 11:38 )

Vemos isso também na vida de Samuel, sua mãe fez um voto de entregar seu filho para servir ao Senhor:

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, *ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida*, e sobre a sua cabeça não passará navalha. ( I Sm 1:13 )

A diferença é que está mais especificado o voto.

E vemos também que Jefté foi mencionado como exemplo de fé do V.T. em Hb 11:

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, *e de Jefté*, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, ( v 32 )

Veja como o Senhor diz :

"E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; *o que nunca lhes ordenei*, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá." (Jr 32 : 35)

ACHO MUITO IMPROVÁVEL QUE JEFTÉ TENHA SACRIFICADO SUA FILHA DENTRO DESSE CONTEXTO, e ainda ser exemplo de fé.

Essa história nos dá um ensinamento fundamental:

Não devemos ser tolos ao fazermos nossos votos ( promessas ), porque se fizermos teremos que cumprir:

"GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que *oferecer sacrifícios de tolos+, pois não sabem que fazem mal.Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires. ( Ec 5.1-5 )

"Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio" (Pv 10 . 19).

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós e nos guarde no seu grandioso amor, em nome de Jesus. Amém!

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