sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Salomão foi salvo, Ou morreu no pecado?

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com




A Vida de Salomão

Depois de tantas provações e disciplinas para conseguirem entrar na terra e se estabelecerem, os israelitas começam a experimentar o que significa ser a nação cujo Deus é o Soberano.

Neste livro veremos como o reinado de Israel chega ao ápice com Salomão, constituindo-se política e religiosamente, mas também veremos seus fracassos e como uma nação poderosa se destrói até perder a sua principal herança, a terra prometida.

Os relatos sobre os reis demonstram como os homens são inconstantes em sua busca a Deus e como o fato de ter um rei a frente não significa nada se o mesmo não tiver o temor a Deus. O monarca de Israel devia entender que a sua luta não era somente política, mas principalmente guiar o povo para a verdadeira adoração.

Todas as exortações dos líderes anteriores, como Moisés, Josué e Davi, sobre adorar o Deus Único somente, pareciam demasiadamente repetitivas. Mas esses livros de reis comprovam que tais pregações tinham coerência, pois o povo se afastava muito fácil, seguindo a outros deuses, tornando-se semelhantes aos povos pagãos.

Outro aspecto que será visto é a conseqüência de “brincarem” com o pecado. O povo de Israel, assim como nós, parecia desleixado em muitos momentos e mostravam ter um coração dúbio para obedecerem a Deus, cultuando Javé e ao mesmo tempo deuses como Baal, cujo rito era extremamente sensual.

O autor do livro de Reis é desconhecido e não há nenhuma pista de quem o tenha escrito. Podemos afirmar que existem mais de uma hipótese para a sua elaboração. Se foi obra de um só autor, o mesmo compilou diversas informações registradas nos livros da história dos reis de Israel e no Livro da história dos reis de Judá, ou seja, ele dependeu de outros autores.

Nesta primeira parte estudaremos a vida do homem mais sábio e mais rico que experimentou tudo de bom que esta vida pode oferecer. A história de Salomão é fascinante e trágica e nos mostra a triste realidade de nossa natureza tão corrupta.

Embora a Bíblia aliste por nome alguns homens e mulheres de fé que sem dúvida serão ressuscitados, ela não menciona especificamente as perspectivas de ressurreição de cada um desses personagens alistados. (Hb 11.1-40) No entanto, podemos ter uma idéia de como será o julgamento de Deus no caso de Salomão se compararmos o que aconteceu na sua morte com os acontecimentos relacionados com a morte de outros fiéis.

O que aconteceu com Salomão quando morreu? A Bíblia responde: “Os dias que Salomão reinou em Jerusalém sobre todo o Israel foram quarenta anos. Salomão deitou-se então com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi, seu pai.” (1 Re 11.42, 43) .

Não podemos precisar aonde se encontra o seu corpo.

Essa conclusão dá a entender que há uma possibilidade de ressurreição para as pessoas sobre as quais as Escrituras dizem especificamente que ‘se deitaram com seus antepassados’. Diz-se exatamente isso a respeito de muitos reis que sucederam Salomão, embora não tivessem sido fiéis. Isso é perfeitamente possível, pois “há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (At 24.15) É claro que se saberá com certeza quem foi favorecido com a ressurreição somente depois “que todos os que estão nos túmulos memoriais” forem trazidos à vida. (Jo 5:28, 29)

Salomão teve uma biografia importante:

No décimo ano de seu reinado, ele começou a construção do Templo de Jerusalém, obra que exigiu a força de trabalho de um enorme número de israelitas durante sete anos. Quando o templo ficou pronto, Salomão convocou os principais líderes do povo e todo o povo e ordenou o translado da arca da Aliança para o templo. No dia do cortejo, que foi feito com grande pompa, em que todos os sacerdotes e levitas cantavam salmos e o povo festejava, foi imolado um imenso número de ovelhas e bois em sacrifício. A arca foi colocada no local chamado de Santo dos Santos, sendo que aí somente uma vez por ano era permitida a entrada do sumo sacerdote. O templo era muito grande e muito bonito, conforme contam as Sagradas Escrituras. Com o passar do tempo, ele se tornou o referencial maior para o povo de Israel.

Além de tudo isso, Salomão executou várias outras obras, como o palácio real e suas dependências e ainda fortificou as muralhas de Jerusalém e ergueu torres de vigia em diversos pontos. Todas essas obras demandaram elevados recursos os quais, mais tarde, iriam refletir em impostos para o povo.

Salomão se tornou conhecido por sua sabedoria, bem como por ter tido um reinado longo e pacífico. Outro ponto marcante de seu reinado foi a prosperidade que ocorreu em seus dias e as abundantes riquezas. O comércio foi impulsionado, sendo que os israelitas estabeleceram laços comerciais com diversos povos vizinhos. No Golfo de Ácaba, ele mantinha uma frota de navios comerciais muito bem equipada. Conforme narra a Escritura, os cedros utilizados na construção do templo foram importados do Líbano. Apesar de seu reinado ter sido pacífico, ele manteve seus exércitos bem equipados, principalmente com carros e cavalos de guerra.

Ao contrário de seu pai, Salomão não foi e nem precisou ser um grande líder guerreiro. A extensão territorial herdada de Davi foi mantida durante seu reinado. Assim, ele se dedicou a desenvolver as atividades comerciais e também industriais e a melhorar o sistema administrativo, bem como estabelecer e fortalecer as relações diplomáticas com os povos vizinhos. Foi uma dessas alianças políticas que o levou a se casar com a filha do faraó.

No entanto:

No Livro de Reis, é mencionado que ele possuía setecentas mulheres e trezentas concubinas. Naqueles tempos antigos, e ainda mais no oriente, isso era considerado normal e aceito por todos. Por outro lado, de tempos em tempos surgia algum profeta contrário a essas práticas e as condenavam veementemente. E foi devido a esses excessos, os quais conduziram o rei a práticas de idolatria que, já no fim de sua vida, Deus falou-lhe que seu reino seria dividido. E assim aconteceu.

Ao longo dos séculos, várias histórias uma das mais conhecidas é a que narra como o sábio rei julgou a disputa de uma criança por duas mulheres que afirmavam cada uma ser a verdadeira mãe do bebê. Ele ordenou que a criança fosse partida ao meio e cada metade fosse entregue a cada uma das mulheres. Ao ouvir isso, uma mulher gritou desesperada que ele não partisse a criança, mas que a entregasse à outra mulher.

Dessa forma, a verdadeira mãe se tornou conhecida, pois somente esta seria capaz de ver seu filho entregue a outra pessoa, vivo, do que vê-lo morto. Outra história trata da visita da rainha de Sabá, um reino que existia na Arábia, a Jerusalém para conhecer a sabedoria do rei Salomão.

O ponto central da história de Salomão está no sonho que ele teve, quando o Senhor apareceu-lhe e disse: "Pede-me o que quiseres e eu te darei". A resposta de Salomão foi: "Senhor, meu Deus, fizeste-me rei, a mim vosso servo! Sou ainda muito novo e inexperiente e o vosso povo é numeroso.

Dai-me um coração dócil para que eu saiba governar". Então, o Senhor disse-lhe: "Não me pedes longos dias, nem riquezas, mas sabedoria para bem julgar. Vou atender o teu desejo. Dou-te sabedoria e inteligência como ninguém a teve, nem jamais terá. Dou-te também o que não me pediste: riquezas e glória. E se tu guardares os meus preceitos, como os guardou teu pai Davi, dar-te-ei longos anos de vida".

Com relação a salvação de Salomão veja o que o Senhor diz na sua palavra, e a sua promessa, feita a Davi seu servo, homem segundo o seu coração. em: 2 Sm 7 . 12- 15.

"Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.

Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei diante de tí."

Veja agora como está escrito na Bíblia NTLH "linguagem de hoje". "E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre.

Eu serei o pai dele, e ele será o meu filho. quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei.

Deus prometeu ao seu servo Davi que o seu filho Salomão, iria construir o templo para ele, porque ele não permitia que Davi, apesar de ser um homem segundo o seu próprio coração, construísse o templo porque tinha derramado muito sangue em suas jornadas.

Então Deus queria que Salomão fizesse esse templo e prometeu que o reino dele seria para sempre na descendência de Davi e também se Salomão viesse a pecar seria castigado pelas leis e julgamentos dos homens sofrimentos e não por Deus, porque o SENHOR prometeu a Davi que não retiraria dele o Espírito Santo como retirou de Saul, para que Salomão tivesse a vida eterna.

Mas se você ainda duvida da salvação de Salomão, leia em: 1 Pe 3 . 18- 20, onde a bíblia diz, "Porque Cristo padeceu uma vez pelos pecados, os justos pelos injustos para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a logaminidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água. A bíblia diz que quando Jesus morreu ele foi pregar aos espíritos em prisão, isto é:

Todos aqueles que tinham morrido desde o início do mundo até o tempo da arca de Noé, e depois do dilúvio até a vinda de Jesus, antes que ele o Salvador de toda humanidade tivesse encarnado neste mundo e estavam aguardando a sua visita, onde de fato Jesus foi e pregou que era o messias e que veio para levá-los para o lugar onde ele tinha preparado.

Logicamente que Salomão se estivesse lá, deve ter sido um dos primeiros a aceitar o convite de Jesus, assim como muitos que não o conheciam. Jesus nunca mais voltará a esse lugar porque deste dia em diante todos ficaram sabendo que Ele existe e é só aceitá-lo como Senhor e Salvador que todos serão salvos.

E a todos neste mundo, que nunca ouviram falar de Jesus como Senhor e suficiente Salvador, no dia do julgamento serão julgados por Deus pela sua consciência,

"Quando, pois, os gentios, que não tem lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem de lei para si mesmos, estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se; no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho"( Rm 2 . 14- 16). "Então, se abriram livros, ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto, e os mortos foram julgados, segundo suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros" ( Ap 20. 12).

Apesar da dúvida, ao que tudo indica Salomão será salvo

a.Talvez por amor a Davi;

b.Considerando o pacto de Deus feito com ele

c.E por ato de Misericórdia;

pois a Bíblia diz que “As misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos” (Lm 3.22). Mas, como nos céus teremos muitas surpresas, talvez seremos surpreendidos quando lá chegarmos . Uns por avistá-lo; outros poderão vir a ser surpreendidos se não avistá-lo.

De qualquer forma a melhor coisa que devemos fazer é ficar firme na presença de Deus, pois detalhes como este e muitos outros teremos toda a eternidade para desvendar.

Fique com Deus e a paz do Senhor Jesus reine no seu coração até aquele grande dia. Amém!

61 comentários:

  1. Obrigada por essa explicação,muita esclarecedora,sobre a salvação do rei Salomão.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!!! Muito bem explicada, eu também sempre tive comigo que o Salomão foi salvo sim, pelo pacto que fez com o Rei Davi , e também pela infinita misericórdia!!!!! Ohhh Deus tremendo!!! Deus não é homem para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa, ele já sabia que Salomão iria cair , mas mesmo assim teve misericórdia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas em 1°coríntos 6 versiversículo 9 a palavra de Deus diz que os idólatras não herdariam o reino dos céus.
    Não foi nessa condição que SalomaS morreu.Deus não e homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo idólatra pode se arrepender dos seus pecados ,"pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados,um homem bom em favor dos mais, para levar vocês a deus.ele morreu no corpo, mais foi ressuscitado no espírito,e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos, estes eram os espíritos da queles que não tinham obedecido a Deus,(1 Pedro 3:18-20a) e no versículo 21 está escrito" Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo" portanto Salomão foi salvo por Cristo Jesus,Fica na paz de Cristo.

      Excluir
  4. Salomão foi um tipo de Cristo, Mais digno que seu Pai Davi; Quando construiu O TEMPLO. A configuração dos píncaros da gloria de Israel... Seria Deus assim tao carrasco ou contraditório assim Nesse caso, Deus não foi nem onisciente e nem Misericordioso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contradições e mais contradições ,não é fácil compreender o Deus da Bíblia ,resultado :muitos viram ateus e não podemos julgá-los .Na minha opinião se salomão morreu na idolatria não teve salvação ,mas só um detalhe :as pessoas do AT não estavam preocupadas com vida eterna e sim em viver longos dias com saúde,a bênção esperada era pra hj e não pro porvir

      Excluir
  5. no capítulo 6 veículos Paulo fala sobre a idolatria para os corintios e deixar bem claro para nós nus dias de hoje para nós não cometer estes tipos de pecado no caso de salomaõ Deus não muda suas promessas

    ResponderExcluir
  6. Gloria a Deus muito bom e construtiva teoria perfeita gostei

    ResponderExcluir
  7. Se morreu na idolatria não foi salvo, a ideia de ser salvo por amor de Davi, seu pai, contraria as próprias Escrituras, pois segundo estas, cada um dará conta dos seus atos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja eclesiáste cap 12 Salomão se arrependeu

      Excluir
    2. Galatas cp5v19,20,21

      Excluir
    3. Em galatas cp5 vs19 ,20,21 diz que as obras da carne nao herdarao o reino de Deus e idolatria e obra da carne , veja tambem ezequielcp33vs11ao20 diz que justica do justo vale em quanto estamos no caminho quando desviarmos da justica e morrermos no pecado o que vale éa
      condiçao em que morremos.

      Excluir
  8. Depois dos versos em 2 Samuel descrito acima, me convenci que realmente ele foi salvo, pois Deus disse que não apartaria a sua misetmiseric dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a passagem de novo, pois essa referida promessa não foi feita a Salomão, mais sim ao Messias.

      Excluir
    2. A bíblia nos ensina obra do pai não salva filho, mém obra do filho sslva ô pai salvação e pessoal cada um recebera o que mmerece,

      Excluir
    3. exatamente a palavra em segundo samuel 7:12 refere-se ao reino messianico ( o reino de jesus cristo)

      Excluir
  9. É sempre bom esclarecer dúvidas da palavra, não que está questão nos leve a um proveito por tomarmos como exemplo. Oque realmente importa é estar na presença de DEUS, eu gostei da resposta

    ResponderExcluir
  10. Paz e graça meus irmãos, mas a Bíblia não diz qua a salvação e para os mortos e sim para os vivos,portanto Jesus nunca foi pregar aos mortos além do mais isso e contra a própria Escritura.Leiam Hb 9:27 a Bíblia fala de uma morte,ressureissao e um juízo e não de um lugar intermediário até pq como eles saberiam que era Jesus se eles não conheciam e nem tinham a Bíblia escrita na época antes de Noe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus desceu ao Hades, venceu a morte leia mais .

      Excluir
    2. Esta ordenado ao homem morrer uma vez depois o juizo

      Excluir
    3. Essa passagem de (1pedro 3:18-20) não cabe ao tempo da graça, não vá pensar que se você pecar e morre sem Cristo você terá outra chance, Jesus Cristo fui pregar os espíritos que estavam presos isto é,(mortos sem ter conhecido jesus Cristo aquelas pessoas do antigo testamento) veja; (êxodo 34:7b)" que perdoa a iniquidade e a transgressão e o pecado;que ao culpado não tem por inocente; os espíritos que estava em prisão conheceram jesus Cristo e foram evangelizado pra quando chegarem perante o grande trono branco não falarem que não conheceram a salvação," e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João 8:32) " se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.(João 8:36) "por isso,vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens,mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoado.(Mateus 12:31) portanto meus amigos Salomão foi salvo sim. Ficam com Deus

      Excluir
  11. Respostas
    1. Não fique Não, leia a Bíblia e peça sabedoria de Deus.

      Excluir
  12. Adoro ouvir sobre essas historias

    ResponderExcluir
  13. Nem tudo é pra todos.
    As vezes procuramos chifre na cabeça do cavalo.O próprio DEUS pergunta a JÓ aonde ele estava quando a terra foi formada(JÓ 38.4). DEUS usa quem ELE quiser pra explicar as escrituras. Nosso papel não é tentar entender e sim de se converter de verdade pra ser salvos naquele grande dia do JUÍZO FINAL

    ResponderExcluir
  14. Quem somos nós para dizer-mos que ele não foi salvo. Só Deus pode falar isso.

    ResponderExcluir
  15. EM ROMANOS 14: 12 DIZ QUE CADA UM DARÁ CONTA DE SEU CAMINHO E ATO NAQULELE GRANDE DIA. SENDO ASSIM, A IDEIA DE QUE POR AMOR DE DAVI SALOMÃO PODERIA SER SALVO É REFUTADA E CONTRADIZ A ESCRITURA. POR OUTRO LADO REFORÇA A SENTENÇA DEFERIDA A TODO IDÓLATRA. O IMPORTANTE É O FINAL, E SALOMÃO ,NO FINAL, FOI IDÓLATRA. O APÓSTOLO PAULO DEIXOU CLARO EM 2 CO. 2:9 QUE VÁRIOS GRUPOS ESCARNECEDORES NÃO HERDARÃO O REINO,OS IDÓLATRAS ESTÃO NO MEIO. MAS SÓ O DEUS HELLOHIM CRIADOR PODERÁ DE FATO NOS JULGAR. A MORTE DE SANÇÃO TBM É OUTRA INCÓGNITA. SÓ POR DEUS. LAMENTAÇÕES 22 DIZ QUE SUAS MISERICÓRDIAS SÃO A CAUSA DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS.

    ResponderExcluir
  16. o cap.12 de Eclesiastes é uma clareza para todos leitores...e foi escrito na sua velhice.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou aprendendo com a palavra de Deus , mas acredito que salomâo nâo foi salvo , foi um dos homens mais idolatras que a biblia relata , teve mais de 700 mulheres , foi adultero, e a palavra diz que a salvaçâo é individual , nâo é pq foi filho de Davi que teria regalia diante de Deus .Dizer que salomâo foi salvo é dizer para as pessoas que podemos fazer o que quisermos.Vamos ler mais as escrituras e vigiarmos , salomâo foi o homem mais inteligente do mundo , mas essa inteligencia nâo veio de Deus , pq ele durante sua vida adorou a vários Deuses ,nâo se preocupando com o verdadeiro Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo; vivemos hoje na graça se morrer sem Cristo a Bíblia e clara não tem salvação, Salomão viveu na época da lei, ele não conhecia a graça que perdoa os pecados dos homens mais quando em (1pedro 3:18-19) ele tem a oportunidade de receber o perdão assim como todos que morreram sem conhecer Cristo na quela época, e muito bom esses questionamentos porque nós faz se aprofundar mais nas escrituras fica com Deus.

      Excluir
    2. Se salomão se salvou ,devo concluir que Deus é um puxa saco

      Excluir
  18. Diz a bíblia:Seja fiel até a morte,e lhe darei a coroa da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está escrito e Quem disse isso é verdadeiro.

      Excluir
  19. Boa tarde Eu vir o comentário de um amigo aí que diz que Salomão foi o homem mais inteligente do mundo,mais que essa inteligência não foi dada por Deus,se em 2 crônicas 1:11,12 Deus dizem que sabedoria e conhecimento
    são dado a Salomão, etc

    ResponderExcluir
  20. Então eu acredito que a inteligência e sabedoria de Salomão foi dada por Deus

    ResponderExcluir
  21. Bem... Primeiro.. Deus não falou a Davi que Salomão que iria construir o templo, o qual, Ele iria fazer morada Eterna, para que todos pudessem o adorar, se assim fosse, o templo não teria sido destruído posteriormente. Essa é uma interpretação equivocada, o que Deus falou a Davi foi quê, Um que viria da sua descendência é quem iria construir esse templo, e não seria construído por homens, mas pelo próprio Deus, e não seria também uma habitação físico e sim espiritual, (o seu próprio filho seria o templo, Jesus Cristo). Segundo.. Realmente não é relevante saber ou não se Salomão foi salvo, porém, a vida de Salomão pelo que mostra na Bíblia, é muito pouco pelo que se encontra por trás dos bastidores, a exemplo dos demônios que ele aprisionou e através destes demônios, buscou aconcelhamento a cerca de varias coisas, principalmente práticas ocultistas. Por que ele não permaneceu nos mandamentos os quais o Deus altíssimo o instruiu, se ele timha tanta sabedoria assim, por que não voltou atrás? Além do quê, se ele tivesse se arrependido de tudo o que fez, isso teria sido notório nos últimos dias dele e evidenciado na bíblia, assim como foi com Davi, que se arrependeu profundamente, confessou o seu erro ao Deus altíssimo do que fez e alcançou misericórdia!

    ResponderExcluir
  22. É um assunto delicado sim porém sabemos o que os princípios de Deus fala sobre IDOLATRIA. sendo assim, todos somos filhos de Deus.. e por causa da sua misericórdia todos podemos pecar, adorar outros deuses e no final Ele irá nos salvar?

    Os princípios de Deus não muda. Salomão não se arrependeu, e para sermos salvos temos que nos arrepender e confessar com a nossa boa.

    ResponderExcluir
  23. Hexistem evidências que favorecem a crença de que Salomão tenha sido salvo, e também existem evidências contrárias. Existem evidências de que David se arrependeu e pediu perdão (Salmo 51); o que nos permite entender que seja um “homen segundo o coração de Deus” , entretanto não existem textos que evidenciam que Salomão se arrependeu e confessou seus pecados, o que também não nos autoriza a dizer o contrário. Por conseguinte faríamos bem em deixar que Deus em sua infinita sabedoria, justiça e misericórdia decida o caso de Salomão o qual já morreu e nos preocupemos em nos arrepender e confessar os nossos pecados para a nossa salvação, falando para outros que ainda há oportunidade enquanto estamos vivos.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. No livro de Eclesiástes, cujo autor foi Salomão, deixa a entender que Salomão se arrependeu, ou seja, muito provável que ele foi salvo.

    ResponderExcluir
  26. Como pode vc fala que jesus pregou pra os mortos no hades e tds os pecadores do tempo de Adão até jesus que estava no hades fora salvo .le a biblia direito

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Na Bíblia não está declarado se houve salvação quando JESUS prega aos que já haviam sido mortos.
    Muito menos ainda que Salomão estava lá e nem que se arrependeu ou que foi o primeiro que aceitou JESUS.
    Nesse ponto o que você dz é uma heresia e heresia também é obra da carne, está escrito.
    Também se sabe que cada um dará conta de si mesmo diante de DEUS e que se o justo se desviar da sua justiça certamente morrerá e se o ímpio se concertar ele viverá.
    Estas coisas estão escritas na Palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  29. Lucas CAP 11 Vês 31= E eis aqui está aquele que é maior que Salomão.
    Vamos meditar, Jesus se compararia a um idolatra que teve a misericordia de Deus negada?

    ResponderExcluir
  30. Salomão pode até ter sido salvo, talvez porque tenha se arrependido de ter sido idolatra, mais não por que Davi seu pai foi um homem segundo coração de Deus,pois a palavra de Deus nos diz que a salvação é individual, eu creio na BÍBLIA de capa a capa, Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  31. Só para trazer clareza aos leitores, quando o texto diz que Jesus pregou aos espíritos em prisões diz respeito à sua proclamação
    de vitória sobre a morte e não à mensagem de salvação. Quem morreu sem comunhão com Deus está morto para sempre.

    ResponderExcluir
  32. Vamos preocupar com nossa salvação agora enquanto estamos vivo amém...
    Nós santificando cada dia mais, pq sem santificação ninguém verá o senhor (hebreus 12.14) vamos ficar firmes que Jesus está voltando.

    ResponderExcluir
  33. Creio eu que aqueles que morreram na desobediência e nos seus pecados diante de Deus antes de Cristo vir , não obtiveram salvação, pois os mesmos conheceram as leis do Deus de Israel , isso não refiro a Salomão e alguns reis , Juízes e profetas.

    ResponderExcluir
  34. As pessoas querem que Salomão sejam salvo a qualquer custo com base no livro de Eclesiastes, se alguém me provar que foi escrito bem no finalzinho da sua vida, eu acredito. A especialidade do autor dos Reis é falar quem "pecou" e "arrenpedeu", é praxe dele, se Solomão tivesse se arrependido este autor narraria, eu não sei se foi ou não. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  35. 6 Mas a justiça que vem da fé diz: "Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu? ’ ( isto é, para fazer Cristo descer )

    7 ou ‘Quem descerá ao abismo? ’ " ( isto é, para fazer subir Cristo dentre os mortos ).

    8 Mas o que ela diz? "A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da fé que estamos proclamando:
    Romanos 10:6-8 vou ficar com essa decisão Roberta Sta Rita

    ResponderExcluir
  36. amei tirou todas as minha duvidas Deus È maravilhoso

    ResponderExcluir
  37. A empatia muitas vezes é usada como combustível para fortalecer uma ideia como essa, de que um pecador querido pode ter sido salvo pq apenas gostamos dele. O texto do estudo é muito bom mas bem forçado para esse lado da simpatia ao dito rei. Como a Bíblia não deixa claro o arrependimento de Salomão, é mais provável sua condenação eterna do que sua redenção.
    Um personagem tão importante como Salomão não seria deixado de lado o registro de seu arrependimento como foi no caso do rei Manassés. Ainda bem que podemos lançar mão das conjecturas kkkk, em vez de fechar o assunto.

    ResponderExcluir