Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
pofjanioopinasobreapolitica.blogspot.com
Afinal, quem é o bode expiatório?
O tema é recorrente: a professora chama a atenção de um aluno por causa de alguma estripulia na sala de aula e a primeira coisa que ele responde é "não fui eu". Então, a culpa da bagunça recai sobre aquele estudante que geralmente é mais ingênuo ou menos popular da turma. São em momentos como este que os bodes expiatórios costumam a aparecer.
O bode expiatório é alvo favorito dos zombeteiros e daqueles que querem fazer alguém se submeter ao ridículo, recebendo arbitrariamente as culpas pelos erros dos outros, explica o
Usar alguém de bode expiatório é jogar doses de ódio, revés e frustração sobre uma pessoa, acusando-a injustamente no lugar do verdadeiro culpado. Em muitos casos, o próprio escolhido é incapaz de perceber que está sendo vítima.
A expressão teve origem em um ritual anual da tradição judaica, chamado de Dia da Expiação (Iom Kippur, em hebraico), que pode ser lido no capítulo 16 do Levítico, livro do Antigo Testamento da Bíblia.
Sacerdotes levavam dois bodes ao templo de Jerusalém para que um deles fosse escolhido, em sorteio, para ser sacrificado e queimado junto com um touro no altar dos sacrifícios. O sangue de ambos era colocado nas paredes do templo.
O outro animal, livrado do sacrifício, tornava-se o bode expiatório, que virava um símbolo de purificação e expiação dos pecados e culpas.
O sacerdote colocava as mãos sobre a cabeça do bode para confessar todos os pecados de Israel. Em seguida, o povo também depositava os seus erros no animal, que depois era abandonado ao relento no deserto. Dessa forma, acalmava-se o demônio e o povo ficava livre dos males cometidos.
Ao longo da história, diversos bodes expiatórios surgiram, variando de acordo com o local e o período.
Entre eles, os hereges, índios, negros, judeus, deficientes, homossexuais, pobres, imigrantes, comunistas, bruxas, leprosos, ciganos e nordestinos brasileiros. "Em geral as minorias são usadas como bode expiatório, pois são grupos mais 'fracos'".
A história da humanidade é rica em exemplos de dominantes que escolheram os mais fracos e indefesos para pagarem o pato, encobrindo os verdadeiros propósitos, que eram suas ganâncias e ambições.
"Na história do Brasil, por exemplo, o caso clássico foi a morte de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes." Ele foi o único a assumir toda a responsabilidade pela Inconfidência, inocentando seus companheiros, sendo executado e esquartejado.
Veja a historia do bode expiatório á luz da Bíblia
Este termo que vem da Bíblia é muito usado também em nosso país como um ditado popular. No ditado popular, bode expiatório é alguém que leva a culpa por algo que, normalmente, não cometeu. Ou é usado para alguém que é pego como exemplo numa situação onde várias pessoas participaram, mas somente uma é punida. Mas e na Bíblia, o que significa bode expiatório?
No Antigo Testamento vemos Deus ordenando que uma vez ao ano o povo celebrasse uma espécie de ritual onde o sumo sacerdote deveria, numa cerimônia ritual, oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados de todo o povo de Israel.
(O relato sobre essa cerimônia encontra-se em Lv 16. 5-28).
Esse sacrifício promovia a expiação, ou seja, o perdão dos pecados do povo arrependido, que se dava mediante a oferta de uma vitima inocente que sofria a punição pelo pecado no lugar deles. No Antigo Testamento alguns tipos de animais faziam esse papel.
Nessa cerimônia, dois bodes eram escolhidos para o ritual. Um deles era oferecido em sacrifício pelos pecados de todo o povo.
“Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel, e das suas transgressões, e de todos os seus pecados. Da mesma sorte, fará pela tenda da congregação, que está com eles no meio das suas impurezas.” (Lv 16. 16).
O outro bode era chamado de bode emissário e também ficou conhecido como bode expiatório. Esse bode era solto no deserto e representava que os pecados de todo aquele povo estavam sendo enviados para longe, tinham sido esquecidos e perdoados por Deus.
“Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.” (Lv 16. 21-22).
Assim, na Bíblia, o bode expiatório era um animal escolhido para levar sobre si os pecados confessados de todo o povo de Israel, representando o perdão de Deus a eles.
Vejamos agora a matéria do G1 portal de O Globo:
Edição do dia 30/11/2011
30/11/2011 08h39 - Atualizado em 30/11/2011 08h59
Médico de Michael Jackson é condenado a quatro anos de cadeia
Conrad Murray já tinha sido condenado 23 dias atrás pelo homicídio involuntário de Michael Jackson, que morreu por overdose em 2009.
Dinheiro demais, muitas vezes, é a raiz de dramas e tragédias. É o caso do Michael Jackson, o rei do pop. Na terça-feira (29), saiu a sentença para o médico dele. A Justiça americana considerou o doutor Conrad Murray uma desonra para a profissão e um perigo para os pacientes.
“É o povo que quer a prisão”, disse o promotor antes de o juiz anunciar a pena. Antes também o advogado de Conrad Murray fez um apelo. “Em 56 anos, ele nunca cometeu um crime. Ele nunca desrespeitou a lei. Ele construiu uma família”, disse Ed Chernoff.
Não adiantou. Conrad Murray recebeu uma pena de quatro anos de prisão, a mais longa possível para um caso como esse. Ele já tinha sido condenado 23 dias atrás pelo homicídio involuntário de Michael Jackson, que morreu por overdose do anestésico propofol em junho de 2009.
Na terça-feira (29), ouviu em silêncio declarações sobre incompetência e falta de remorso pelos cuidados que deixou de dispensar a Michael Jackson.
O juiz do Tribunal Superior de Los Angeles disse que Conrad Murray “criou uma rede de enganações e mentiras” e acrescentou: “Ele se envolveu em um ciclo de medicina terrível”.
Por causa de uma lei adotada pela Califórnia para reduzir a superlotação dos presídios no estado, Conrad Murray, por ser réu primário, não deverá cumprir a totalidade da pena.
A acusação quer ainda que o médico pague uma indenização de mais de US$ 100 milhões para os três filhos de Michael Jackson, mas é improvável que isso aconteça. Conrad Murray já acumulava dívidas quando concordou em deixar seus pacientes para se dedicar exclusivamente ao cantor por um salário mensal de US$ 150 mil.
Vejam que a mídia por unanimidade fecharam a questão em torno da condenação desse pobre médico que é apenas mais uma vítima nas mãos dos senhores desse mundo (Os ILIMINATI)
O cadáver do astro pop Michael Jackson quando era removido, misteriosamente morto na sua mansão aos 50 anos de idade, oficialmente por meio de uma "cavalar" overdose de um potente anestésico - o Propofol - administrada - vejam só - pelo seu próprio médico - e justamente quando, em plena forma, se preparava para retomar as suas atividades artísticas através de um grande show, no qual - assim confidenciou a alguns amigos - iria transmitir ao mundo uma grave denúncia.....
Michael era literalmente escravizado pela Nova Ordem Mundial - usado pela Mídia selvagem de modo a manipular as massas e a juventude! Repentinamente, caiu em desgraça - foi "atacado" por dívidas, acusações pesadas e rumorosos processos judiciais pré-fabricados contra ele.
Cansado de tudo isso, resolvera denunciar, porém teria sido impedido, e da pior forma possível! Mas, é assim mesmo que a coisa funciona: - a Nova Ordem Mundial "constrói" seus líderes na Mídia, na Política, nas Finanças, nas Religiões, da mesma forma que quando não mais servem aos seus propósitos estes são sumariamente
Todavia, as denúncias dizem que Michael se tornou muito mais valioso morto do que vivo para a Nova Ordem Mundial e as suas ramificações na Mídia - além do mais, seria preciso calar a sua futura denúncia.
Assim, a idolatria cada vez mais estimulada e a manutenção da imagem do ídolo já rendeu mais de UM BILHÃO DE DÓLARES após a sua morte e continua numa progressão geométrica: - através de lançamentos de músicas inéditas; gravações de shows (principalmente dos ensaios do seu último show que não chegou a ser realizado); leilões de objetos pessoais; e assim por diante! Em síntese: um grande grupo está cada vez mais faturando em cima disso.
O rei do pop, já cansado de tantas calúnias, pois ele declara em entrevista que havia uma conspiração contra ele, que sempre tentou jogar o público contra ele, inventando histórias de que ele era homossexual, que ele era molestador de crianças, que ele queria mudar a cor da sua pele,... e depois de tudo isso, ELE RESOLVE FALAR...Mas eles foram mais rápidos e mataram o rei do pop.
Os senhores do mundo utilizam a mídia visando propagar o que lhes interessa; eles assim o fazem usando personagens por eles articulados, porém tais pessoas precisam se manter neutro naquilo que lhes contraria , caso contrário serão mortos como uma queima de arquivo.
E foi exatamente o que aconteceu com o Michael Jackson.
A Bíblia diz que o ladrão não vem senão a matar, roubar e destruir; porém Jesus veio para dar Vida e em abundância (Jo 10.10)
Se você ainda se encontra enganado por esse sistema mundano peça o socorro divino agora mesmo invoque ao Senhor e Deus irá te abençoar e escreverá o teu nome no livro vida e obterás a VIDA ETERNA em Cristo Jesus, amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário