domingo, 11 de março de 2012

Deus se arrepende ou não?



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
profjaniotiraasduvidas.blogspot.com



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!
Será que Deus se arrepende?

Como é o arrependimento de Deus?

O arrependimento divino é semelhante ao humano?

Seria um erro de transliteração?

È sobre este assunto que estaremos tratando e tirando as suas dúvidas.

Vamos acompanhar!

 Veja estas referências bíblicas:

• (Ml 3:6) "Eu, o Senhor, não mudo.

• (Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.

• (1Sm 15:29) Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende; pois não é homem para que se arrependa...".

 Veja estas outras referências aonde Deus Volta atrás e se arrepende?

• (Êx 32:14) "Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.

• (Gn 6:6-7) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração (...) pois me arrependo de os haver feito. (Jn 3:10) Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

• (2Rs 20:1-7) Ezequias adoeceu e o profeta Isaías disse: Assim diz o Senhor: Põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás. Ezequias orou ao Senhor e chorou muitíssimo. Então o Senhor fez Isaías voltar e falar para Ezequias que tinha ouvido as orações e o curou"

• (Gn 18:23-33) Abraão consegue convencer a Deus que não deveria destruir a cidade de Sodoma se lá encontrasse pelo menos 10 justos. No início todos seriam destruídos, justos e ímpios, mas com a interferência de Abraão, que demonstrou ser um excelente argumentador, o Senhor amoleceu o coração e passou a ser mais condescendente. Dos 50 justos que havia falado anteriormente, se conformou em procurar apenas dez.

• Sobre o assunto: Deus não é homem para mentir.

Tudo o que Deus faz é perfeito e bom, o homem é que foi injusto para com seu Criador.

Gênesis- 6:7- E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Jeremias. 15:6 – Tu me deixaste, diz o SENHOR, e tornaste-te para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; já estou cansado de me arrepender.

A Palavra de Deus é irrevogável, quer dizer não volta atrás.

DEUS É JUSTIÇA. Toda a Palavra de Deus se cumpre.

Quando analisamos tais declarações no original. O verbo usado para o “arrependimento” de Deus é : Lenahêm, dando a idéia de “pesar o coração”.

Já o verbo usado para o homem é Lashúv, significa voltar, arrepender-se. É o equivalente a palavra grega no Novo Testamento metanóia (Mt 3.2) – mudança de mente, conversão, arrependimento.

O arrependimento humano envolve fracasso moral, derrota e nos desvia do alvo. Deus é Todo-Poderoso, mas é flexível quando as circunstâncias humanas se aliam com a sua santidade e propósito, como no caso do povo de Nínive (Jonas 3:10).

Para Deus é o verbo nahêm (pesar o coração) e não Lashúv (para o homem), que envolve arrependimento de fracasso moral. Deus é perfeito e nele não há pecado.

Veja abaixo a diferença entre os verbos: nahêm (para Deus) e Lashúv para o homem. (Gn 6.6)

(Jl 2.12)

Deus não tem do que se arrepender. Ele é Santo, não há nEle injustiça.

É o homem que tem que se arrepender. É o povo que é cheio de maldade, injusto e cruel.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Deus está dizendo: Se o homem se arrepender, voltar-se para Ele e consertar o que fez de errado, ele é perdoado ( 2 Cr 7:14).

O povo estava sofrendo por causa das suas própria maldades para com Deus. Traziam sobre si mesmo a maldição, pragas, doenças e enfermidades, o espírito da maldade estava sobre eles, por causa da desobediência à Palavra de Deus.

Mudar de atitude não significa a mudança estrutural de quem Ele é. Uma leitura pausada mostra isso em Êx 32.14; Gn 6.6-7 e 18.23-33; Jn 3.10; 2 Re 20.1-7; e 1 Sm15.35.

Deus se arrependeu de ter Ungido Saul como Rei! Por quê?

Desobedeceu a Deus e, por isso, foi rejeitado por Ele (1Samuel. 13: 15). Tentou, por inveja, matar Davi (1Samuel. 16:26) e, no final, cometeu suicídio (1Samuel. 31).

Porquanto, deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então, o profeta Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR. Samuel clamou por justiça, não agüentava mais a crueldade do rei Saul e Deus se arrependeu. E retirou o Espírito da Unção dele, e nele entrou um espírito a quem ele servia, um demônio, que o levou a praticar sua própria morte.

Temos muitas passagens na Palavra de Deus, que pelo clamor de um homem justo assim como Abraão clamou pelo povo de Sodoma e Gomorra várias vezes, Deus lhes respondeu: Se tiverem homens justos na cidade, ela não será destruída…(Gn18:24 -28 – 19: 28 a 31)

Foi destruída por causa da maldade dos seus próprio moradores.

O que é Perdão? É voltar atrás, arrepender-se, consertar-se do que fez de errado. Não adianta o homem chorar diante de Deus, clamar pelo perdão, pedir cura ou libertação, se não perdoar o seu próximo, continuará na sua maldade!

Jesus Cristo já morreu perdoando nossos pecados. Agora falta o arrependimento individual de cada um de nós e o perdoar ao nosso próximo, reconciliar com nossos ofensores. O arrependimento do homem para com o homem é primordial para a salvação.

Se perdoar o seu próximo, Deus perdoará você também.

(Lc 17:4) E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Isto é o conselho de Jesus, levar a todos ao arrependimento das práticas da maldade. Temos o conhecimento que Deus não se agrada do mal.

Deus amou tanto os seres humanos, ao ponto de perdoar seus pecados num ato de sacrifício tão grande, que jamais se arrependeu.

O homem não poderá nem se quer pensar que Deus foi injusto para com ele. Deus fez de tudo para que o homem venha se arrepender de seus atos de maldade, para que seja perdoado e receba a salvação.

A Bíblia afirma que agindo Deus quem impedirá? Apesar se o Senhor agir livremente como bem quer em função da sua soberania e toma as suas decisões baseadas sempre no seu ato de justiça. Se o homem peca Ele o castiga, mas, se nesse ínterim o homem se arrepende O Senhor inverte a sentença.

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário